Este exercício semelhante à magia é difícil de levar a sério. Mas o questionário, desenvolvido há muitos anos pelo psicólogo americano Arthur Aron, é realmente capaz de acender corações em menos de uma hora! Tente e veja por si mesmo.
Depois que o jornal The New York Times publicou um certificado de Mandy Len Cantron. Ela contou como se apaixonou por seu colega na faculdade em poucas horas, a quem ela escolheu como coelho experimental, respondendo às perguntas do psicólogo americano Arthur Aron.
Se Mandy Len Karton e seu parceiro já estavam apaixonados um pelo outro, nenhum deles percebeu isso até chegarem à 36ª pergunta e ficaram em silêncio por quatro longos minutos. Como muitas descobertas, “Um questionário que pode fazer você se apaixonar” é uma chance feliz.
Em 1997, Arthur Aron, professor da Stonei Brook (EUA), estudou relações estreitas. Ele veio com um exercício que faz com que dois estranhos se aproximem. O resultado excedeu todas as expectativas. Um dos casais "experimentais" de estudantes entraram no casamento seis meses depois. Ela se tornou a primeira em uma longa fila de amantes.
Veja novos olhos
Arthur Aron percebeu que ele revelou parcialmente o segredo do amor: vulnerabilidade e confissões íntimas criam uma atmosfera na qual a chama dos sentimentos se apaga facilmente. Mas com uma reserva: o questionário causa amor apenas entre aqueles que já se escolheram, conscientemente ou não. Isso não é surpreendente, o inconsciente de dois se reconhece e se escolhe;Resta dar uma chance ao desejo de se transformar em um sentimento.
Durante os experimentos, ficou claro que o questionário pode "reduzir" não apenas os amantes, mas também amigos. Desde a publicação do artigo no New York Times, há cada vez mais evidências. As histórias de amor, amizade, reconciliações … existem tantas delas que Mandy Len Karton está preparando um livro sobre esse tópico-"The Love Story Project" (The Love Story Project). Intrigado, perguntamos à psicanalista Sophie Kadalen, a autora do livro "Love Without Instruções", especialista em relações em um casal, compartilhe sua opinião conosco.
“Fiquei intrigado”, ela admite, “porque eu poderia responder a poucas perguntas rapidamente. Foi difícil dar breves respostas. O poder deste exercício é provavelmente que nos leva a desequilibrar. Isso nos faz hesitar, duvidar, escolher … mas o que nos define como pessoa é apenas perguntas, não respostas. O questionário nos permite pegar o momento em que estamos especialmente próximos de nós mesmos.
Descubra sua vulnerabilidade
De acordo com o psicanalista, os relacionamentos íntimos surgem aqui, e não como resultado de uma troca de confissões íntimas, mas devido ao fato de que dois expõem sua fraqueza. "É por isso", continua ela, "este questionário é eficaz para casais já estabelecidos. Com o tempo, chegamos à conclusão de que nos conhecemos muito bem, e isso mata um sentimento de amor.
As perguntas são interessantes porque somos novamente notados pelos aspectos estranhos e desconhecidos do outro, quando suas respostas, suas pausas, suas emoções são uma surpresa para nós. Eles nos colocaram em uma situação de incerteza, e é essa remoção que nos torna desejáveis e acorda o desejo em nós mesmos ".
Sophie Kadalen, como Mandy Len Cantron, explica que este exercício apenas desperta o sentimento de amor adormecido ou inconsciente, mas não o cria. Para nossa felicidade, o amor ainda não aprendeu a produzir em laboratórios.
Como realizar uma pesquisa
Destaque cerca de uma hora em um lugar calmo. Responda às perguntas. Fale com uma alma aberta, não faça registros, não comente as respostas do parceiro. Seja o mais sincero possível. Do primeiro ao terceiro parte do questionário, o grau de intimidade aumenta;Você pode fazer uma pausa entre as peças. Olhe um para o outro no final de quatro minutos.
Série nº 1
1. Se você pudesse convidar alguém para jantar (uma pessoa próxima, um parente morto, uma celebridade) que você escolheria?
2. Você gostaria de ser famoso? O que?
3. Antes de fazer uma ligação, isso acontece com você ensaia sua réplica? Por que?
4. O que seria para você um "dia perfeito"?
5. Quando você cantou sozinho? E para outra pessoa?
6. Se você pudesse viver até 90 anos e nos últimos 60 anos para salvar a mente ou o corpo de um garoto de 30 anos, para que você escolha?
7. Você tem um pressentimento secreto de como você morre?
8. Quais são os três recursos que, na sua opinião, têm você e seu parceiro.
9. Por que você sente a maior gratidão?
10. Se você pudesse, o que você mudaria na maneira como foi criado?
11. Em 4 minutos, conte ao parceiro a história de sua vida o mais detalhada possível.
12. Se você pudesse acordar amanhã, possuindo algum tipo de habilidade ou habilidade, para que fosse?
Série nº 2
13. Se o cristal mágico pudesse abrir a verdade para você, o que você gostaria de saber sobre?
14. Há algo que você sonha há muito tempo? Por que você ainda não fez isso?
15. Qual é a maior conquista da sua vida?
16. Que em amizade é mais valiosa para você?
17. Qual é a sua memória mais cara?
18. Qual é a sua memória mais terrível?
19. Se você soubesse que vai morrer em um ano, o que você mudaria em como você vive? Por que?
20. O que a amizade significa para você?
21. Que papel o amor e a ternura desempenham em sua vida?
22. Por sua vez, chame o parceiro de seus recursos positivos (troca cinco características).
23. Em sua família, os relacionamentos são quentes e próximos em sua família?
24. Que sentimentos fazem sua interação com sua mãe causar você?
Série nº 3
25. Faça de cada um por três declarações verdadeiras para vocês dois. Por exemplo: "Nós dois agora sentimos …"
26. Continue a frase: "Gostaria de ter alguém com quem você pode compartilhar …"
27. Se você se tornas?
28. Diga ao seu parceiro o que você gosta nele;Fale diretamente, pronuncie coisas que você não poderia saber um conhecido aleatório.
29. Compartilhe seu parceiro uma situação desagradável ou um momento embaraçoso de sua vida.
30. Quando a última vez que você chorou com alguém? E sozinho?
31. Diga ao seu parceiro que você já é válido agora (nele).
32. Na sua opinião, qual tópico é sério demais para brincar sobre isso?
33. Se você deveria morrer hoje até o final do dia, sem falar com ninguém, que você teria poupado mais indizível? Por que você ainda não disse isso?
34. Sua casa com todas as propriedades pegou fogo. Depois de salvar seus entes queridos, bem como animais de estimação, você tem tempo para correr para a casa e salvar outra coisa da chama. O que você levaria? Por que?
35. A morte de qual dos membros de sua família mais o incomodaria? Por que?
36. Compartilhe seu problema pessoal e pergunte ao seu parceiro como ele lidaria com ela. Então pergunte o que ele pensa sobre seus sentimentos sobre esse problema.